Olympic Club inicia demolição de arquibancada do Estádio Santa Tereza

Olympic Club inicia demolição de arquibancada do Estádio Santa Tereza

No dia 4 de abril, o Olympic Club deu início à demolição de uma das arquibancadas do Estádio Santa Tereza. O motivo é o risco de acidentes envolvendo os prédios que ficam próximos ao estádio.

Em 2008, a Defesa Civil de Barbacena interditou esta parte do estádio. O laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros constatava o “comprometimento da estrutura da arquibancada”, pontuando que a situação causava “insegurança aos moradores dos blocos de apartamentos do “Conjunto Habitacional”, próximo à arquibancada interditada. Em 2012, o Ministério Público Estadual realizou uma vistoria no local e concluiu que havia “perigo de acidentes em função das condições estruturais da arquibancada”. O Ministério Público notificou o Olympic Club, mas o estádio já estava fechado para a realização de qualquer tipo de evento.

Em 2015, já sob a presidência de José Mário Nogueira de Oliveira, o Olympic reuniu os condôminos dos blocos de apartamentos vizinhos à arquibancada com a intenção de solucionar o problema. Foi contratada uma empresa de construção civil para realizar uma restauração estrutural da arquibancada. Mas a restauração não foi possível, devido às péssimas condições estruturais encontradas em colunas e vigas.

Várias reuniões foram realizadas para encontrar uma solução para o problema e, após ouvir opiniões de engenheiros que visitaram o local, a opção que restou foi a demolição da arquibancada. Foi contratado um profissional especialista em estruturas de concreto armado para realizar um estudo e emitir um laudo pericial sobre a atual condição estrutural da arquibancada. O resultado do laudo indicou a inviabilidade da restauração e trouxe um alerta para a urgência na demolição, sob risco de colapso.