História


Sobre o Olympic CLub

Conheça um pouco mais de nossa história

Fundadores:

Ademar de Souza
Alberto Machado
Argentino Sarmento
Aristides de Souza – ‘’ Sugeriu o nome “
Francisco de Paula Faria
Gustavo Roxo – “ Ideia de fundar o clube “
Martin Paolucci

Ex-Presidentes:

Ângelo Câmara
Ângelo  Eloy Dutra Câmara
Antônio Rodrigues de Melo
Bartolomeu de Almeida Barra
Cel. Antônio de Queiroz – 1º Presidente
Conde Bonato
Edson Lopes
Emídio José Rodrigues
Francisco Marcílio Barra
Hamilton Lopes
Ivaneé Cunha Leite de Oliveira
Jair da Silva Fortes
José Carlos Filho
José Theobaldo Tollendal
Luiz Roberto Pereira
Marcelo Augusto de Araújo Lima
Mário Lúcio Guerra
Newton Fonseca
Octávio Augusto F. Ribeiro
Orpheu Othelo Bonato
Oswaldo Silvio Bianchetti
Pedro Borgo
Redemanto Renault Abreu
Rodoval Buscaccio

Síntese Histórica

“No dia 25 de Julho de 1915, na Rua XV de Novembro, 67, onde residia Dr. Oswaldo Fortini Filho reuniram os amigos Argentino Sarmento, Martins Paolucci, Ademar de Souza, Gustavo Roxo, Alberto Machado, Aristides de Souza Marques, Francisco de Paula Faria, para apoiar a ideia de Gustavo Roxo de criar uma Associação Esportiva. Diante de aprovação de todos, Aristides de Souza Marques sugeriu que copiássemos a marca de uma bola de fabricação inglesa OLYMPIC para dar o nome à associação, surgindo assim o nome: OLYMPIC CLUB.

Foi seu primeiro presidente, o coronel do exército Antônio de Queiroz, que como professor do Colégio Militar de Barbacena muito colaborou para o desenvolvimento da nossa parte esportiva, cedendo-nos as dependências esportivas daquela instituição. Foi então que 10 de Agosto de 1915 realizamos nossa primeira partida de futebol contra a seleção do Colégio Militar a qual vencemos por 4×1. Em 1921 começamos utilizar o campo de Santa Tereza, alugado do Senhor Orlando Piergentille  e entre 1929 a 1930 adquirimos em parcelas, cabendo-me como tesoureiro na época, a satisfação de ver quitada a última prestação da compra do campo de Santa Tereza. Iniciamos então o nosso trabalho, formando jogadores, desenvolvendo o nosso potencial esportivo e social. Assim foi em 1928, tivemos o orgulho de reforçar o Clube Atlético Mineiro com os nossos jogadores: Jairo, Said e Mário de Castro que levaram o nome do nosso querido  para a recuperação do galo belorizontino. Tivemos ainda na época craques como Francisco de Almeida Dutra (Francisquinho Dutra), os irmãos Edson e Rosalvo e tantos outros. Tivemos como sede social provisória entre outras, o local onde atualmente funciona a centenária loja A Bota de Ouro.”

Essas informações acima foram registradas pelo fundador Argentino Sarmento, olympiquense saudoso, que rogou a Jesus e a nossa patrona Santa Tereza D’Ávila que abençoasse este clube, perpetuando nos corações autênticos, o mesmo amor devotado por ele ao Olympic.

Espelhando-se neste exemplo de vida dedicada ao Olympic, seus associados de hoje encontram-se orgulhosos celebrando os 105 anos de existência do tradicional OLYMPIC CLUB.

O “Furacão da Colina”, como era conhecido, tem as cores azul e branca e seu grande rival na cidade sempre foi o Villa do Carmo, sendo também seus rivais Andaraí e América Futebol Clube. Na década de 20, o clube se filiou à sub-liga Mineira de Queluz, atual cidade de Conselheiro Lafaiete, e na década de 30, juntamente com outros clubes da cidade fundaram a Liga de Desportos de Barbacena. Já no final da década de 40, o time se profissionalizou, e se filiou à Sub-liga de Juiz de Fora, onde em 1957 sagrou-se Campeão da liga ao derrotar o Tupi na grande decisão, em melhor de três partidas, e tornou-se novamente campeão em 1964. Em 14 de Outubro de 1956, com a presença do Governador Bias Fortes, houve a partida inaugural de seu Estádio Santa Tereza contra o Botafogo-RJ, que venceu por 5X1 tendo Garrincha marcado um dos gols dos cariocas. O Olympic foi o único time de Barbacena que jogou no Maracanã, foi em 16 de dezembro de 1959 perdendo para o Bangu de 3×1 na preliminar de Seleção Carioca X no River Plate da Argentina. Em 1965, o clube tinha um verdadeiro esquadrão que, após o título de 1964, ficou 43 partidas invictas, vencendo inclusive a Seleção Mineira por 2×1 em Belo Horizonte. Na época a Seleção Mineira se preparava para o jogo de inauguração do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão. Não poderíamos deixar de citar a escalação desse histórico timaço: Danton, Lucas, Tião, Hércules, Pascoallini, Branco, Zé Adir, José Luiz, José Antônio Laguardia , Wilson Raimundo e Crivano, e o Técnico Barbosa Silva.

Depois de longa espera, retornou aos gramados das disputas profissionais em 2003, funcionando em parceria com o Centro Universitário da UFMG, em Belo Horizonte. Já em 2004, foi campeão da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro (correspondente ao Módulo III), mas não conseguiu se manter no Módulo II, sendo rebaixado no ano seguinte.

Como não homenagear e relembrar nesta síntese histórica as conquistas do voleibol feminino sob o comando de um olympiquense nato, Prof. Júlio Tadeu, que tanto se dedicou para elevar o nome do Olympic Club, fazendo tremular a bandeira olympiquense em grandes conquistas do Voleibol Feminino na esfera estadual e nacional, inclusive revelando craques para grandes clubes do Brasil e do exterior. Podemos aqui mencionar a atleta barbacenense Welissa de Souza Gonzaga (Sassá), campeã Olímpica pela Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, na Olimpíada de Pequim em 2008.

Hoje, com muito labor, zelo, seriedade e transparência administrativa, o cube possui um patrimônio que orgulha seu Associado, assim como, a nossa querida Barbacena. O estádio de Santa Tereza localizado em área nobre da cidade que foi palco de grandes jogos  e conquistas.

                A Sede Social, juntamente ao complexo de lojas comerciais no centro da cidade em local privilegiado, palco de grandes carnavais e bailes memoráveis. Abre-se aqui um parêntese para homenagear o Presidente Oswaldo Sílvio Bianchetti que dedicou grande parte do seu mandato e do seu tempo na construção desta obra, que muitas vezes demandou aporte de recursos próprios, e de outros sócios liderados e motivados por ele.

E a linda Sede Campestre na BR 040, que vem sendo reformada e revitalizada com todo zelo e carinho pela gestão administrativa atual, visando atender ao ávido desejo dos associados para momentos de descanso, descontração, contato com a natureza, e convívio familiar.  Não podemos esquecer-nos de mencionar o funcionário Antônio Pedro do Nascimento, natural de Prados MG, que era casado com Maria de Jesus Nascimento. Em 1972 veio para Barbacena para trabalhar na construção da Sede Campestre. Trabalhou durante muitos anos na construção e na sua manutenção. Deixou em seu lugar seu filho, Geraldo Mário do Nascimento, que até hoje trabalha com muito cuidado e carinho na conservação da mesma.

É importante para a preservação da história, mencionar alguns nomes de verdadeiros baluartes do Olympic como Dr. Newton Fonseca, Sr Octávio Ribeiro, Dr. Marcílio Barra, Sr. Oswaldo Sílvio Bianchetti, Sr Antônio Rodrigues de Melo, Sr. Pedro Borgo, Sr. Manoel Godinho de Oliveira, e tantos outros que auxiliaram e lutaram em prol desse gigante chamado Olympic Club. Infelizmente não temos espaço para relacionar outros nomes de destaque nesta pequena síntese histórica. Contudo, ficam aqui nossos eternos agradecimentos aos demais Ex-Presidentes e Vice-Presidentes Executivos, Ex-Diretores, Ex- Presidentes dos Conselhos Deliberativos, Ex-Conselheiros, Ex-Atletas e Técnicos, Ex-Funcionários e Colaboradores, que durante estes 105 anos dedicaram seu tempo e força de trabalho para o engrandecimento do nosso Olympic Club.

Missão

Proporcionar ao associado, em um ambiente acolhedor e familiar, integração social e esportiva, com momentos de lazer, alegria e bem estar.

Valores

Respeito: Tratamento gentil e respeitoso com o associados e nossos colaboradores.
Credibilidade: Qualidade e confiança em nossos serviços e ações.
Organização: Manter o clube sempre limpo e em bom estado para os associados.
Ética: postura ética profissional, cumprir estatuto social, regimento interno e obrigações legais vigentes.
Segurança: Garantir que o associado se sinta seguro e a vontade nas dependências do clube.
Foco no associado: atender as necessidades e expectativas do associado, com excelência.

Visão

Ser referência como um ótimo lugar de lazer e entretenimento, valorizar cada vez mais o associado, com serviço excepcional, com espaços adequados para a prática de esportes e inclusão social respeitando o meio ambiente.

  • 1915
    "No dia 25 de Julho de 1915, na Rua XV de Novembro, 67, onde residia Dr. Oswaldo Fortini Filho reuniram os amigos Argentino Sarmento, Martins Paolucci, Ademar de Souza, Gustavo Roxo, Alberto Machado, Aristides de Souza Marques, Francisco de Paula Faria, para apoiar a ideia de Gustavo Roxo de criar uma Associação Esportiva. Diante de aprovação de todos, Aristides de Souza Marques sugeriu que copiássemos a marca de uma bola de fabricação inglesa OLYMPIC para dar o nome à associação, surgindo assim o nome: OLYMPIC CLUB. Foi seu primeiro presidente, o coronel do exército Antônio de Queiroz, que como professor do Colégio Militar de Barbacena muito colaborou para o desenvolvimento da nossa parte esportiva, cedendo-nos as dependências esportivas daquela instituição. Foi então que 10 de Agosto de 1915 realizamos nossa primeira partida de futebol contra a seleção do Colégio Militar a qual vencemos por 4×1.
  • 1921
    Em 1921 começamos utilizar o campo de Santa Tereza, alugado do Senhor Orlando Piergentille e entre 1929 a 1930 adquirimos em parcelas, cabendo-me como tesoureiro na época, a satisfação de ver quitada a última prestação da compra do campo de Santa Tereza. Iniciamos então o nosso trabalho, formando jogadores, desenvolvendo o nosso potencial esportivo e social.
  • 1928
    Assim foi em 1928, tivemos o orgulho de reforçar o Clube Atlético Mineiro com os nossos jogadores: Jairo, Said e Mário de Castro que levaram o nome do nosso querido para a recuperação do galo belorizontino. Tivemos ainda na época craques como Francisco de Almeida Dutra (Francisquinho Dutra), os irmãos Edson e Rosalvo e tantos outros. Tivemos como sede social provisória entre outras, o local onde atualmente funciona a centenária loja A Bota de Ouro." Essas informações acima foram registradas pelo fundador Argentino Sarmento, olympiquense saudoso, que rogou a Jesus e a nossa patrona Santa Tereza D’Ávila que abençoasse este clube, perpetuando nos corações autênticos, o mesmo amor devotado por ele ao Olympic. Espelhando-se neste exemplo de vida dedicada ao Olympic, seus associados de hoje encontram-se orgulhosos celebrando os 105 anos de existência do tradicional OLYMPIC CLUB.
  • 1930-60
    O “Furacão da Colina”, como era conhecido, tem as cores azul e branca e seu grande rival na cidade sempre foi o Villa do Carmo, sendo também seus rivais Andaraí e América Futebol Clube. Na década de 20, o clube se filiou à sub-liga Mineira de Queluz, atual cidade de Conselheiro Lafaiete, e na década de 30, juntamente com outros clubes da cidade fundaram a Liga de Desportos de Barbacena. Em 14 de Outubro de 1956, com a presença do Governador Bias Fortes, houve a partida inaugural de seu Estádio Santa Tereza contra o Botafogo-RJ, que venceu por 5X1 tendo Garrincha marcado um dos gols dos cariocas. O Olympic foi o único time de Barbacena que jogou no Maracanã, foi em 16 de dezembro de 1959 perdendo para o Bangu de 3×1 na preliminar de Seleção Carioca X no River Plate da Argentina.
  • 1960-70
    Em 1965, o clube tinha um verdadeiro esquadrão que, após o título de 1964, ficou 43 partidas invictas, vencendo inclusive a Seleção Mineira por 2×1 em Belo Horizonte. Na época a Seleção Mineira se preparava para o jogo de inauguração do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão. Não poderíamos deixar de citar a escalação desse histórico timaço: Danton, Lucas, Tião, Hércules, Pascoallini, Branco, Zé Adir, José Luiz, José Antônio Laguardia , Wilson Raimundo e Crivano, e o Técnico Barbosa Silva.
  • 2000-10
    Depois de longa espera, retornou aos gramados das disputas profissionais em 2003, funcionando em parceria com o Centro Universitário da UFMG, em Belo Horizonte. Já em 2004, foi campeão da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro (correspondente ao Módulo III), mas não conseguiu se manter no Módulo II, sendo rebaixado no ano seguinte. Como não homenagear e relembrar nesta síntese histórica as conquistas do voleibol feminino sob o comando de um olympiquense nato, Prof. Júlio Tadeu, que tanto se dedicou para elevar o nome do Olympic Club, fazendo tremular a bandeira olympiquense em grandes conquistas do Voleibol Feminino na esfera estadual e nacional, inclusive revelando craques para grandes clubes do Brasil e do exterior. Podemos aqui mencionar a atleta barbacenense Welissa de Souza Gonzaga (Sassá), campeã Olímpica pela Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, na Olimpíada de Pequim em 2008. Hoje, com muito labor, zelo, seriedade e transparência administrativa, o cube possui um patrimônio que orgulha seu Associado, assim como, a nossa querida Barbacena. O estádio de Santa Tereza localizado em área nobre da cidade que foi palco de grandes jogos e conquistas.
  • 2010-20
    A Sede Social, juntamente ao complexo de lojas comerciais no centro da cidade em local privilegiado, palco de grandes carnavais e bailes memoráveis. Abre-se aqui um parêntese para homenagear o Presidente Oswaldo Sílvio Bianchetti que dedicou grande parte do seu mandato e do seu tempo na construção desta obra, que muitas vezes demandou aporte de recursos próprios, e de outros sócios liderados e motivados por ele. E a linda Sede Campestre na BR 040, que vem sendo reformada e revitalizada com todo zelo e carinho pela gestão administrativa atual, visando atender ao ávido desejo dos associados para momentos de descanso, descontração, contato com a natureza, e convívio familiar. Não podemos esquecer-nos de mencionar o funcionário Antônio Pedro do Nascimento, natural de Prados MG, que era casado com Maria de Jesus Nascimento. Em 1972 veio para Barbacena para trabalhar na construção da Sede Campestre. Trabalhou durante muitos anos na construção e na sua manutenção. Deixou em seu lugar seu filho, Geraldo Mário do Nascimento, que até hoje trabalha com muito cuidado e carinho na conservação da mesma. É importante para a preservação da história, mencionar alguns nomes de verdadeiros baluartes do Olympic como Dr. Newton Fonseca, Sr Octávio Ribeiro, Dr. Marcílio Barra, Sr. Oswaldo Sílvio Bianchetti, Sr Antônio Rodrigues de Melo, Sr. Pedro Borgo, Sr. Manoel Godinho de Oliveira, e tantos outros que auxiliaram e lutaram em prol desse gigante chamado Olympic Club. Infelizmente não temos espaço para relacionar outros nomes de destaque nesta pequena síntese histórica. Contudo, ficam aqui nossos eternos agradecimentos aos demais Ex-Presidentes e Vice-Presidentes Executivos, Ex-Diretores, Ex- Presidentes dos Conselhos Deliberativos, Ex-Conselheiros, Ex-Atletas e Técnicos, Ex-Funcionários e Colaboradores, que durante estes 105 anos dedicaram seu tempo e força de trabalho para o engrandecimento do nosso Olympic Club.